14 de mai de 2013

Importância de Planejar e Projetar

Muitos quando iniciam o curso de joalheria, mais propriamente ourivesaria, nos perguntam se é necessário apreder a desenhar para executar uma joia.
Temos algumas considerações sobre este assunto. Tudo dependerá de como é o aluno.
Mas a nossa resposta para esta pergunta, refere-se aos alunos que iniciam o curso sem entender absolutamente nada, aqueles que nunca fizeram nenhuma atividade manual ou correlata a joalheria, como no caso de pessoas que montam suas próprias bijuteria.
Para estes alunos costumamos dizer que é melhor que ele entenda minimamente como utilizar compasso, régua e a desenhar figuras geométricas com estas duas ferramentas.


Porque? Quando o aluno necessita fazer algum objeto em metal que tenha que utilizar de algum desenho geométrico, são essas duas ferramentas que iremos usar.

Ok e porque simplesmente não usar gabaritos? os gabaritos podem ser utilizados sim, porém quando a medida for diferente do gabarito o desenho de sua peça for diferente de um gabarito e desejamos executar com exatidão, são a essas ferramentas que utilizaremos.

Obviamente nós estamos querendo mostrar que independente de sermos ou não artistas, em algum momento a geometria será necessária nos planejamentos futuros das peças.

Outra vantagem para aquele que sabe desenhar é executar o projeto com um menor risco de retrabalho, bem como ganhar tempo na sua execussão.

Já imaginou um arquiteto que não sabe desenhar? mesmo que trabalhe com decoração de interiores, há que se ter noção de espaço e isso se consegue com os conhecimentos básicos de desenho, mesmo muitas vezes não sendo ele o cadista a noção espacial é fundamental. Conseguir enxergar em 3D requer treinamento e para isto serve o desenho e o projeto.

Quanto ao planejamento: Quando planejamos temos inúmeras coisas que conseguimos economizar além de tempo, economizamos também em material.

Quanto ao projeto: Ter um esboço minimo que seja de sua coleção é fundamental para não ficar perdida com o que será feito, por ex... ao desenhar uma coleção muitas vezes utilizamos fotos de objetos, plantas, animais e outras coisas que poderão servir de inspiração, recomendamos aos alunos que tenham a mão um caderninho para que ao verem algo que gostem anotem desenhem pois ali estará sua fonte para suas obras. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Adsense

Nossos Seguidores