24 de mai de 2014

12 DICAS DE COMO ORGANIZAR O AMBIENTE DE SEU ATELIÊ DE OURIVESARIA

Existe um estereótipo de que o local de trabalho de um ourives tem que ser escuro, sujo e desorganizado.
Apesar de isto ser uma verdade para muitos ao redor do mundo, não é necessariamente a melhor opção e convenhamos; quem é que não se sente bem em um lugar bem organizado, arejado bem iluminado e limpo?

Neste sentido vamos dar algumas dicas que podem servir de inspiração e aguçar sua criatividade.
Então mãos a obra!

1-Mantenha sempre o ambiente limpo e arejado, principalmente se ele for pequeno, pois é fundamental que você se sinta confortável no local onde você irá criar e desenvolver suas peças.

2-Tenha um ambiente claro e bem iluminado, se no local não possuir muita luz natural procure investir em iluminação LED (ainda um pouco cara no Brasil, mas a relação custo e beneficio vai valer a pena!) O ideal que a iluminação no teto seja de foco aberto e para que o ambiente fique cálido invista na ilumina LED com matiz amarelada. Além do ambiente é necessário ter uma iluminação apropriada em sua bancada invista na lâmpada clássica de 4w a 7w de potência e prefira também com a mesma matiz amarelada, pois não agride os olhos, já que você trabalhará tão perto dela, além disso a iluminação LED é inofensiva pois não emite radiação ultravioleta e infravermelho.


3-Prefira uma bancada clara de preferência branca pois é fundamental que você consiga visualizar a “limalha” de seu metal, ou pequenas pedras que ali possam estar. Como não é comum as fornituras venderem bancadas brancas começamos a confeccionar as nossas e para nossos alunos, isto nos dá a possibilidade de fazer algo mais personalizado e ergonômico.

4-Organize sua bancada de forma que suas ferramentas manuais estejam ao seu alcance com facilidade. Na 1ª gaveta da bancada organize com as limas grandes em seguida com o kit de limas pequenas, tesoura para metais, carimbos com logo, título (18k ou 750, 925, 950), pinças, aneleiro, medidor de anel, limas, régua, compasso para metal, esquadro, ponta de desenho e etc. Se a sua bancada tiver gaveteiro ao lado, procure ter: kit de martelos, kit de alicates, e kit de acabamentos. Tenha perto de sua astileira (aquela madeira onde serramos o metal) a cêra (que pode ser de abelha, parafina ou vela) onde você lubrificará a serra. Investir em uma boa cadeira de rodinhas que suba e desça e regule o encosto evitará o cansaço.
5-Ao lado da sua bancada ou perto dela tenha um tronco de arvore de madeira densa, com o tazz para forja de metal.

6-Um capítulo que merece muita atenção é o gás onde o maçarico deverá estar acoplado. Contrate um especialista que siga as normas padrão do corpo de bombeiros e ABNT, pois os botijões de gás possuem pressão de 5kg a 8kg e deve chegar ao seu maçarico com 1,5kg de pressão, para tanto é ideal que tenha um redutor de pressão. Com certeza é um investimento que você deve ter presente pois irá manter seu ateliê seguro. Se você possuir espaço prefira ter seu botijão fora do mesmo ambiente, mas caso não seja possível basta fazer um bom serviço de instalação e você ficará livre de dor de cabeça.

7- Mantenha suas ferramentas longe de água de ambientes húmidos e nunca pegue as ferramentas nas partes afiadas nem onde entrarão em contato com o metal. Se o local de trabalho é húmido compre antimofo ou faça o seu próprio com saquinhos com giz escolar.

8-Kit polimento: a politriz produz muita sujeira e resíduos que deverão ser guardados pois este lixo contém metal e poderão em um futuro ser recuperado. Se seu ambiente for pequeno mande fazer uma bancada especial ou compre a mesa própria que já vem com exaustor próprio. 

9- Motores de bancada: Um torno chicote e uma dremel são bastante úteis e os dois podem ficar na bancada de ourivesaria.

10- Área molhada: Se neste mesmo ambiente você tiver uma pia, de um lado tenha nesta área seu rola-rola (tamboreador) e seu ultrassom, do outro se possível mantenha sua panela ou recipiente de vidro (marinex) com ácido branqueador perto do fogareiro e se ele não tiver timer existem em elétricas a venda (barato) timers avulsos onde você poderá esquentar, quando necessário, por um tempo pré-determinado.

11- Acima desta mesma pia procure ter uma prateleira ou mais de uma e se puder tenha um armário para guardar coisas como sal de rutênio, amoníaco, bicarbonato, entre outros que merecem ficar fora do alcance diário.

12- Verifique os pontos de tomadas e fios se estão em bom estado, afinal sua segurança em primeiro lugar.

Você pode até pensar que são cuidados dispensáveis, mas você verá que trabalhar em um lugar organizado, limpo e seguro trará uma nova energia ao seu ateliê e sua criatividade vai agradecer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Adsense

Nossos Seguidores