5 de mai de 2014

Você é Capaz de Fazer Joias.


Tudo bem, ninguém está dizendo que é a coisa mais simples do mundo, estamos apenas afirmando que qualquer um que se propõe a estudar joalheria é capaz de fazer lindas peças.

Custos operacionais a parte, existe um estigma de que fazer joias é para aqueles que desde muito cedo aprenderam a profissão com os pais ou avós.

Ok... esta é uma arte milenar que vem sendo passada de geração em geração e antigamente era muito comum os segredos da profissão não serem difundidos ou ensinados para aqueles que não fossem da família.

Não é segredo para ninguém que entre os Judeus, considerados os melhores joalheiros do mundo, isto ainda aconteça e em alguns casos, onde o joalheiro não tenha filhos a arte é levada para o túmulo junto com ele.


Devido ao Brasil nas últimas décadas ter acordado para o fato que é melhor exportar valor agregado do que matéria prima, começaram a surgir as escolas de joalheria que desempenham bem este papel, embora ainda não seja tão parecidas com o modelo de escolas técnica de joalheria , como os cursos  tradicionalmente oferecidos na Europa, na Argentina, e no México, nossa terra ainda carece de maiores investimentos neste setor por parte do governo como é feito nestes países.

Contudo ainda assim, temos opções no Brasil que podem satisfazer de maneira séria as aptidões de aspirantes a arte.

Porém no Brasil, não sabemos ao certo porque os cursos muitas vezes no afã de matricularem muitos alunos, dedicam-se mais a satisfazer as vontades do aspirante a joalheiro, do que na própria forma de transferência do conhecimento.

Muito disso se deve a nossa cultura imediatista onde o aluno quer ver resultado sem antes ter aprendido a técnica.
 
Enfim como qualquer coisa que vamos começar, temos que ter em mente que tudo demanda tempo, investimento e paciência.

Tendo isto em mente qualquer um é capaz de aprender desde que siga um método e esteja disposto a fazer mesmo que de forma errada, mas que faça, treine sem deixar a missão apenas para o professor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Adsense

Nossos Seguidores