![]() |
White Bird joalheria multimarcas em Paris |
Existem obviamente diversas formar de vender joias, desde eventos, abrindo uma joalheria, levando a joia até o cliente, claro tudo dependerá do seu "buget".
Aqui falaremos para aqueles que estão ingressando na joalheria e que querem vender sua arte, mas não sabem por onde começar.
Como no post anterior o foco será na venda cooperada, na vitrine, cuidados com a iluminação dentre outras coisas.
Todo artista tem um lado egocêntrico que por vezes prefere participar só de eventos,isto na maior parte das vezes não é a melhor opção, perder o medo de compartilhar pode ser uma excelente alternativa.
1- Escolha eventos onde o perfil dos expositores seja parecido com o seu, por ex: não importa se os outros expositores não sejam Joalheiros, o importante é que eles utilizem a mesma linguagem do seu trabalho, uma exposição de móveis feitos a mão com artistas contemporâneos ,objetos de arte, mas principalmente que o público alvo seja o ideal para as suas peças. Importante é que sua preocupação seja em pesquisar se neste evento existe outro expositor de joias mas que não sejam de joias industrializadas, porque você com certeza não conseguirá competir com preço e nem explicar ao consumidor o que é uma joia de arte, pois quem vai a dita exposição de "artesanato" espera quase sempre por coisas baratas, pelo uso equivocado do nome artesanal.
2- Pese na balança quando a proposta do evento for barata demais; divida sempre por diárias, pois as vezes o evento que aparentemente tem um custo reduzido no custo total diário ele não é atrativo. Lembre-se que terá que acrescentar a este valor o custeio com alimentação, com stande de vendas, infraestrutura seu tempo e trabalho. Ao passo que existem opções com um custo aparente mais elevado mas que inclui tudo inclusive o trabalho da venda.
3- Invista na sua marca desde o início.Sua empresa (ou você) precisa ser lembrado com o máximo dos sentidos possíveis,use e abuse da sua logomarca, escolha uma cor, embalagens adequadas ao seu produto e principalmente tente inovar sempre.
4- Lojas multimarcas virtuais podem ser uma boa alternativa, mas quase sempre as melhores, serão muito exigentes com o cumprimento de diretrizes que nem sempre um autor dará conta de cumprir, portanto é interessante que para começar você escolha lojas que não exijam quantidade mínima.
5- Se tiver colegas na mesma situação sua, unam-se e montem um ponto de venda juntos, seja virtual ou físico, assim vocês dividirão as despesas somarão clientes e terão mais a oferecer ao cliente.
Tendo optado por ter uma loja física cuide muito bem da iluminação, ela é metade de sua venda, tente ser diferente das joalherias existentes e principalmente contrate alguém que conheça a fundo sobre joalheria