3 de out de 2014

Conserto de Joias,um curso para formados.

Alguns nos ligam para saber sobre nossos cursos e como já disse em outro post, costumo entrevistar o futuro aluno para entender um pouco as necessidades e expectativas sobre joalheria.
Dentre algumas perguntas frequentes que todos nos fazem é saber em quanto tempo eles irão fazer joias? E se a gente faz um curso só para consertar joias.

Então vou aproveitar para falar um pouco sobre estes dois assuntos.

Tempo:

O tempo é relativo, pois nosso trabalho é transferência de conhecimento e técnicas, mas o treinamento sempre será de responsabilidade do aluno.
Quanto mais treinamento, mais rápido, melhor este aluno desenvolverá seus trabalhos.
Recentemente tivemos a oportunidade de ter acesso a um trabalho para a PUC Rio sobre a profissão que segue aqui que para aquele que quer seguir neste setor deve ler.Puc-Rio
Existem aqueles que por natureza e por gostarem são quase como autodidatas e este obviamente terão muito mais rapidez em pegar a desenvoltura do trabalho. Isso não significa que aquele que não tenha não seja capaz de desenvolver com a mesma desenvoltura, porém o afinco e dedicação é imperativo.

Conserto:

Este é um tema que muitos que nos ligam não conseguem entender porque consertar joias, pode ser ainda mais difícil que construir do zero uma peça.
É simples, quem trabalha consertando joias tem que ter um conhecimento profundo de joalheria, afinal ele irá lidar com uma joia que em geral não foi feita por ele, ele não sabe o histórico daquela peça, como ela foi feita, que tipo de liga metálica foi usada, em que lugar foi feita a solda e qual tipo de solda.
Se possuir pedras preciosas o risco aumenta, pois ao descravar uma pedra você poderá danificá-la e terá que restituir a pedra. Existe todo tipo de cliente e torcemos para que você nunca pegue um cliente complicado ou de má índole. Um golpe muito usado no meio é você pegar uma peça que já foi consertada e a joia tem brilhantes(diamantes) se você não tiver como testar ainda fica mais complicado, o cliente entrega e quando você faz o teste vê que entre os brilhantes existe pedra falsa (vidro), se você não fez o teste ali na frente do cliente, ele pode depois alegar que você trocou a pedra.

Curso de Conserto de Joias.

Então complementando o que foi dito acima, para aprender consertar necessariamente a pessoa necessitará de experiência. Portanto é necessário conhecer joalheria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Adsense

Nossos Seguidores